A boniteza de ensinar e aprender.
Amanda dos Santos Silva.[1]
Educar é um ato de amor. Presenciamos diariamente a formação sócio-cognitiva de vários indivíduos. A mediação de valores e conhecimento é o ato de educar, que não se limita os só a fatores educacionais.
Ensinar é transmitir o que se absorveu de bom durante seu percurso, sua existência e para que essa transmissão seja benéfica deve-se impregnar a esses ensinos a paixão que se teve em aprender, auxiliando na construção de um novo “ ser do conhecimento”.
Trabalhar com prazer, dedicação, é deixar resplandecer o fascínio que se adquire em participar do processo de ensino-aprendizagem. Saber reconhecer as dificuldades que os alunos possuem é o foco para se conseguir um ensino de qualidade, buscando novos métodos e técnicas para a “emancipação cognitiva” do educando.
Ter amor pelo que se faz é perseverar em meio aos salários baixos, fazendo seu trabalho por inteiro, se libertando da superficialidade buscando a veracidade em se ensinar.
Como profissionais da educação devemos reforçar os laços de afetividade entre família, escola e sociedade para que seja completo o processo de aprendizagem, onde os fatores influenciadores participem dando suporte educacional contribuindo para a criação de uma cenário escolar dotado de materiais de qualidade formando assim um alicerce firme, para produzir a “ fome” de saberes no aluno.
[1] Acadêmica do 1º ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos.
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————
—————